Municípios Doadores


O desafio

Em um dos casos de sucesso mais emocionantes da história da Themaz, aqui o desafio era desenvolver uma ferramenta digital e a estratégia de marketing social para a Rede de Municípios Doadores, que ajudasse e motivasse as prefeituras a organizar campanhas de doação de sangue de maneira eficaz e integrada. Era necessário não só apoiar a execução dessas campanhas, mas também consolidar o branding da CNM e da Rede de Municípios Doadores, reforçando sua identidade no cenário municipalista.

Nossa estratégia

Nossa abordagem foi centrada em fortalecer a identidade das marcas envolvidas e engajar a comunidade de forma autêntica. Introduzimos a figura da "madrinha", normalmente a primeira-dama do Município, como peça-chave das campanhas, criando uma conexão emocional imediata. Incentivamos ações colaborativas entre municípios para maximizar o impacto e, ao mesmo tempo, desenvolvemos um conjunto de materiais gráficos e templates que garantiam uma comunicação visual consistente e poderosa.

Além disso, aproveitamos os períodos entre as eleições municipais e a posse dos prefeitos (normalmente 2 meses) e realizamos ações de ativação em eventos, fortalecendo a presença das marcas e promovendo o engajamento direto com os gestores públicos.

Idealizamos o prêmio Prefeito Sangue Bom que premia os municípios que mais engajassem doadores no projeto. Todas as ações eram rankeadas utilizando estrategias de gameficação para promover a ação.

Inovação, impacto e resultados

O diferencial do projeto foi o desenvolvimento de uma plataforma inovadora para o cadastro de doadores, pré-triagem e, principalmente, para alertas de baixo estoque, que posteriormente foi migrado para um sistema de código aberto. Isso permitiu uma adoção mais ampla e colaborativa, ampliando o alcance da campanha.

O resultado foi imediato: dezenas de municípios adotaram a plataforma e promoveram ações de doação de sangue bem-sucedidas. A forte presença de marca, aliada à criatividade e ousadia das ações, consolidou a Rede de Municípios Doadores como uma nova referência em marketing social para doação de sangue.

Por meio da plataforma, os doadores encontravam a unidade de coleta mais próximo da sua localização. O Hemocentro, por sua vez, emitia alerta para os doadores das regiões com maior demanda de sangue.

  • 6 unidades federativas foram impactados
  • Mais de 268 municípios aderiram
  • Mais de 10 mil doadores cadastrados
  • Mais de 3,5 mil alertas de baixo estoque emitidos

Este caso de sucesso destaca nossa capacidade de transformar desafios em soluções criativas e eficazes, com resultados que foram além das expectativas, gerando impacto social significativo e consolidando o branding de nossos clientes.

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